Histórico

A Escola Coração de Maria – Educação Infantil e Ensino Fundamental sediada à Rua José Júlio Cleto da Silva, 330, na cidade de União da Vitória – PR, fundada em 02 de fevereiro de 1949, é fruto do sonho das primeiras famílias de colonizadores, imigrantes ucranianos que chegaram na Região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina no início do século.

Para atender às necessidades deste povo, foi solicitado irmãs para fundarem um orfanato para atender crianças órfãs e abandonadas. No dia 09/05/1953, é oficializado o Orfanato, com o nome de Educandário Coração de Maria e em 03/11/1983, houve alteração dos Estatutos e o Educandário passa a chamar-se: Escola Coração de Maria. A partir de 1998 devido a mudanças no estatuto deixa de atender o orfanato e passa a ser somente um estabelecimento educacional.

A Escola Coração de Maria pertence e é mantida pela Associação Imaculada Virgem Maria, que tem por finalidade principal ministrar educação formal e informal, de acordo com as leis vigentes, sob a inspiração dos valores e dos princípios cristãos e filosóficos. Permanecendo fiel ao seu objetivo primeiro “EDUCAR PARA A COMUNIDADE” adaptando-se a uma sociedade em transformação permanente.

Desde 1949 até hoje o Coração de Maria, como é carinhosamente chamado, acolheu e educou segundo valores humano-cristãos.

Visando um trabalho de planejamento conjunto, conscientes e convictos dos desafios atuais, é que a Direção, Professores, Pais e demais funcionários assumem formar a “Grande Família Coração de Maria”, onde juntos se comprometem a desempenhar a nobre tarefa de educar, sentindo-se co-responsáveis pela formação e pela boa qualidade do aprendizado.

A escola mantém os cursos de Educação Infantil, desde o Maternal e Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano. Além do currículo normal, oferece aulas de Filosofia, Espanhol, Treinamento Esportivo, Dança, Karatê e a Banda Marcial, fundada em 1995 para despertar em seus alunos o gosto pela música, bem como para auxiliar no seu desenvolvimento pedagógico, e convivência no meio social. Composta por 90 integrantes, entre alunos e membros da comunidade. Conta com a coordenação, instrução e regência do professor José Carlos Gonçalves e coreografia da professora Berenice Gonçalves. Desde a sua fundação, vem fazendo apresentações em diversas solenidades festivas, cívicas e concursos, obtendo sempre excelentes resultados.

A vida é uma relação com o tempo e para ser plena, necessariamente, deve ser repleta de significados. Com essa visão, a Escola Coração de Maria desenvolve seu trabalho através de projetos interdisciplinares, aulas diversificadas, valorizando o potencial de seus alunos e estimulando-os a construir seu aprendizado a partir de objetivos pontuais.

“Escola Coração de Maria, de um mundo a outro aprendendo e ensinando a entender a vida”.