Quem Somos

A Proposta Pedagógica é o documento que define as intenções da Escola em realizar um trabalho de qualidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê a elaboração da Proposta Pedagógica, deixando explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Portanto, é algo que foi, e que se vai construindo coletivamente, com a participação de toda comunidade escolar, através de uma profunda e constante ação-reflexão-ação, articulando suas prioridades e caminhos escolhidos para realizar sua missão de função social, voltada para a formação de aluno-cidadão responsável, participativo, comprometido, crítico e ativo, capaz de, no futuro, contribuir e interferir eficazmente para a solução dos problemas sociais, em situações emergenciais e transitórias como em questões estruturais e sustentáveis para problemas amplos e de caráter persistente.

A Escola Coração de Maria concebe a educação como processo construtivo e permanente, que vai da vida para a escola e da escola para a vida, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes tácito. Tem caráter histórico e cultural, formando as novas gerações de acordo com o projeto histórico de uma sociedade e, ao mesmo tempo, promovendo a autorrealização e o desenvolvimento dos alunos.

Diante das novas exigências e desafios da sociedade contemporânea, a Proposta Pedagógica da Escola Coração de Maria redimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em vista o contexto atual em constante mudança e submetendo a educação a uma verdadeira prova de validade e de relevância social. Entendemos, ao final do processo de construção desta Proposta, que a escola deve ser um espaço de alegria, um lugar prazeroso, autônomo, humanizado, enfim uma instituição participativa, que gera oportunidades e crescimento individual e coletivo.